Letras Português Inglês/Português Espanhol
PERÍODO: NOTURNO
DURAÇÃO: 6 SEMESTRES
PORTUGUÊS E ESPANHOL
RECONHECIDO PELA PORTARIA No- 1.529, DE 14 DE SETEMBRO DE 2009 - D.O.U. 15/10/2009
PORTUGUÊS E INGLÊS
RECONHECIDO PELA PORTARIA Nº 1.471, DE 1º DE OUTUBRO DE 2009 - D.O.U. 02/10/2009
São objetivos básicos do curso de Letras:
1) Capacitar docentes para atuar nas Séries Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, área de Letras, conteúdos de Língua Portuguesa, Espanhola e respectivas literaturas, empenhados na formação do cidadão e dotados das seguintes competências, preconizadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de docentes para o magistério da educação básica:
a) competências gerais da formação de professores;
b) competências relacionadas aos conteúdos da educação básica (área de linguagens, códigos e suas tecnologias);
c) competências relacionadas aos conteúdos aprofundados da área de Letras.
2) Promover a prática, a investigação e a difusão de experiências pedagógicas inovadoras.
3) Proporcionar, aos acadêmicos, a ampliação de seu universo cultural e o desenvolvimento da sensibilidade para as transformações do mundo contemporâneo.
4) Desenvolver uma linha formativa centrada na promoção de valores positivos, na consciência da responsabilidade do professor na formação de novas gerações, enquanto detentoras dos destinos da nação, e na consciência da necessidade da educação continuada.
O curso de Letras, concebido da nova ótica da formação de professores para o magistério da educação básica, deixa de ser tratado meramente da perspectiva dos conteúdos para ser tratado também da perspectiva das competências, devendo, estas, portanto, constituir o eixo da formulação do Projeto Pedagógico.
Conforme descrito anteriormente, o profissional formado pelo curso de Letras deve ser dotado das competências comuns à formação de professores para a educação básica e das competências específicas de sua área de atuação, conforme explicitado a seguir.
Competências gerais da formação de professores:
Competências relacionadas aos conteúdos da educação básica (área de linguagens, códigos e suas tecnologias):
Competências relacionadas aos conteúdos aprofundados da área de Letras:
Ao vivenciar um processo de ensino-aprendizagem centrado em competências, o egresso do Curso de Letras deverá atuar, com excelência, nos diferentes níveis e modalidades de ensino, conhecendo e respeitando as características de cada fase de desenvolvimento do estudante. Cabe ao curso de Letras, bem como aos seus egressos, fazer do processo de ensino-aprendizagem de Línguas e Literaturas algo agradável, interessante e acessível, procurando resgatar, na sociedade, o desejo e o hábito de utilizar as formas cultas da Língua Portuguesa.
Da mesma forma, cabe ao curso de Letras, bem como aos seus egressos, saber articular, na formação, aspectos psicopedagógicos, técnicos, científicos, políticos, sociais, ideológicos, éticos e culturais. É imprescindível, ao profissional da área de línguas e de literaturas, atingir um nível de consciência que lhe permita perceber determinadas competências lingüísticas já internalizadas pelos alunos, tais como:
1. o aprendizado espontâneo da língua materna, abrangendo os níveis fonético e fonológico, morfossintático e semântico;
2. o desempenho lingüístico do estudante quanto às gramáticas implícitas relacionadas a todos esses níveis.
Para que a atuação do futuro professor de línguas e de literaturas esteja em sintonia com esse saber lingüístico previamente internalizado pelos alunos, o graduando precisa ter adquirido conhecimentos dos aspectos teóricos e práticos inerentes ao seu desempenho, de forma a ser capaz de desenvolver atividades de ensino voltadas para:o exercício da linguagem oral e escrita;
DISCIPLINAS DO CURSO DE LETRAS (INGLÊS)
Didática
Fundamentos da Educação
Informática Aplicada
LIBRAS
Língua Inglesa
Língua Portuguesa
Lingüística
Literaturas em Língua Inglesa
Literaturas em Língua Portuguesa
Pesquisa da Educação
Política e Organização do Ensino
Psicologia da Educação
Teoria da Literatura
CARGA HORÁRIA GERAL: 1800
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS 400
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: 400
ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS: 200
CARGA HORÁRIA TOTAL: 2800
DISCIPLINAS DO CURSO DE LETRAS (ESPANHOL)
Didática
Fundamentos da Educação
Informática Aplicada
LIBRAS
Língua Espanhola
Língua Portuguesa
Lingüística
Literaturas em Língua Espanhola
Literaturas em Língua Portuguesa
Pesquisa da Educação
Política e Organização do Ensino
Psicologia da Educação
Teoria da Literatura
CARGA HORÁRIA GERAL: 1800
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS 400
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: 400
ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS: 200
CARGA HORÁRIA TOTAL: 2800
Arlete Aparecida Germano Grespan
Dorival Nogueira Santana
Edilamar Pinotti
Elaine Cristina Viana da Silva Lopes
Elenice Piccinini Alburguete
Iranilde Ferreira Miguel
Ricardo de Oliveira Dias
Sandra Maria Pinotti Furini
Suzana Cazula Bernachi
Valéria Guerlando
Vera Lúcia Fiorini da Silva