Pedagogia
PERÍODO: NOTURNO
DURAÇÃO: 7 SEMESTRES
Portaria Ministerial 3.585, D.O.U. de 13/12/2002 – Avaliação MEC/SESu – (Favorável) Reconhecido pela Portaria SESu/MEC nº 739, de 06/10/2006 e pela Portaria SESu/MEC nº 943, de 22/11/2006
Objetivo Geral
Oferecer formação para o exercício integrado e indissociável da docência (na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos), da gestão dos processos educativos escolares e não-escolares, da produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional.
Objetivos Específicos
1) Capacitar professores e gestores escolares aptos a:
2) Desenvolver habilidades gerais para que o professor seja o agente articulador do aprender a aprender, a partir do conhecimento e domínio dos conteúdos básicos relacionados às áreas do conhecimento que serão objeto de sua atividade docente, adequando-os às necessidades dos alunos;
3) Sistematizar e socializar a reflexão sobre a prática docente;
4) Estimular aos licenciados práticas de docência e gestão escolar que ensejem a observação e acompanhamento, a participação no planejamento, na execução e na avaliação de aprendizagens, do ensino ou de projetos pedagógicos, tanto em escolas como em outros ambientes educativos.
Conforme o Art. 5º da Resolução 1, de 15 de maio de 2006, o egresso do curso de Pedagogia deverá estar apto a:
I – atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
II – compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual, social;
III – fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
IV – trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;
V – reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;
VI – ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;
VII – relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
VIII – promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
IX – identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;
X – demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;
XI – desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;
XII – participar da gestão das instituições contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;
XIII – participar da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares;
XIV – realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não-escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas;
XV – utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;
XVI – estudar, aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes.
§ 1º No caso dos professores indígenas e de professores que venham a atuar em escolas indígenas, dada a particularidade das populações com que trabalham e das situações em que atuam, sem excluir o acima explicitado, deverão:
I – promover diálogo entre conhecimentos, valores, modos de vida, orientações filosóficas, políticas e religiosas próprias à cultura do povo indígena junto a quem atuam e os provenientes da sociedade majoritária;
II – atuar como agentes interculturais, com vistas à valorização e o estudo de temas indígenas relevantes.
§ 2º As mesmas determinações se aplicam à formação de professores para escolas de remanescentes de quilombos ou que se caracterizem por receber populações de etnias e culturas específicas.
Artes na Educação Infantil
Avaliação Educacional
Ciências Educação Infantil
Currículos e Programas
Didática
Educação de Jovens e Adultos
Estatística Aplicada Educação
Fundamentos M. Alfabetização
Fundamentos Sociofilosóficos Educação
Fund. Educ. Especial
Gestão Administrativa e Pedagógica
História da Educação
Informática
LIBRAS
Linguagem Oral e Escrita
Língua Portuguesa
Literatura Infantil
Lógica-Matemática
Lúdico
Metodologia da Educação Infantil
Política e Organização do Ensino
Pesquisa da Educação
Planejamento e Gestão
Psicologia da Educação
Recreação e Jogos
Teorias da Educação
Tópicos de Educação
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Arlete Aparecida Germano Grespan
Bernadete Prates Fernandes Basso
Dorival Nogueira Santana
Edilamar Pinotti
Elaine Cristina Viana DA Silva Lopes
Elenice Piccinini Alburguete
Eurides Batella Antoônio
Ilzete Aparecida Jampani
Iranilde Ferreira Miguel
Maria Fátima Carrascoza Ruiz Ribeiro
Ozier Esteves de Souza
Paulo Júnio Kozan
Ricardo de Oliveira Dias
Sandra Maria Pinotti Furini
Suzana Cazula Bernachi