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Pedagogia

Código: 02
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Informações do Produto


 



PERÍODO: NOTURNO



DURAÇÃO: 7 SEMESTRES



Portaria Ministerial 3.585, D.O.U. de 13/12/2002 – Avaliação MEC/SESu – (Favorável) Reconhecido pela Portaria SESu/MEC nº 739, de 06/10/2006 e pela Portaria SESu/MEC nº 943, de 22/11/2006



 



Objetivo Geral



Oferecer formação para o exercício integrado e indissociável da docência (na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos), da gestão dos processos educativos escolares e não-escolares, da produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional.



Objetivos Específicos



1) Capacitar professores e gestores escolares aptos a:




  • considerar, na formação dos alunos da educação básica, suas características socioculturais e psicopedagógicas, aproveitando suas experiências anteriores,


  • atuar no planejamento, organização e gestão dos sistemas de ensino, nas esferas administrativa e pedagógica, com competência técnico-científica, com sensibilidade ética e compromisso com a democratização das relações sociais na instituição escolar e fora dela;


  • conhecer e dominar os conteúdos básicos, relacionados às áreas do conhecimento que serão objeto de sua atividade docente, com as suas respectivas metodologias, adequando-os às necessidades dos alunos;


  • utilizar diferentes linguagens – verbal, matemática, gráfica, plástica, corporal como meio para expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das produções da cultura;


  • utilizar as ciências humanas e sociais, bem como os conhecimentos das ciências da natureza e as tecnologias, como referências e instrumentos para o ensino formal e para a condução de situações educativas em geral, sendo capaz de estabelecer um diálogo entre a sua área e essas outras áreas do conhecimento, relacionando o conhecimento científico e a realidade social, conduzindo e aprimorando suas práticas educativas e propiciando aos seus alunos a percepção da abrangência dessas relações;


  • contribuir para a elaboração e para o desenvolvimento do projeto pedagógico da Instituição em que atua, realizando o trabalho pedagógico de maneira coletiva e solidária, interdisciplinar e investigativa, desenvolvendo saberes educacionais a partir das questões vividas na prática educativa;


  • compreender e atuar sobre o processo ensino-aprendizagem na escola e nas relações com o contexto no qual se inserem as instituições de ensino;


  • resolver problemas concretos da prática docente e da dinâmica escolar, zelando pela aprendizagem dos alunos;


  • exercer um papel catalisador do processo educativo, possibilitando a articulação dos sujeitos escolares entre si e destes com os movimentos socioculturais da comunidade em geral, assim como contribuir para a construção e organização coletiva de sua categoria profissional;


  • desenvolver pesquisas no campo teórico-investigativo da educação e, especificamente, da docência, podendo dar continuidade, como pesquisador, à sua formação.



2) Desenvolver habilidades gerais para que o professor seja o agente articulador do aprender a aprender, a partir do conhecimento e domínio dos conteúdos básicos relacionados às áreas do conhecimento que serão objeto de sua atividade docente, adequando-os às necessidades dos alunos;



3) Sistematizar e socializar a reflexão sobre a prática docente;



4) Estimular aos licenciados práticas de docência e gestão escolar que ensejem a observação e acompanhamento, a participação no planejamento, na execução e na avaliação de aprendizagens, do ensino ou de projetos pedagógicos, tanto em escolas como em outros ambientes educativos.



 



Conforme o Art. 5º da Resolução 1, de 15 de maio de 2006, o egresso do curso de Pedagogia deverá estar apto a:



I – atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;



II – compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual, social;



III – fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;



IV – trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;



V – reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;



VI – ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;



VII – relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;



VIII – promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;



IX – identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;



X – demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;



XI – desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;



XII – participar da gestão das instituições contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;



XIII – participar da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares;



XIV – realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não-escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas;



XV – utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;



XVI – estudar, aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes.



 



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§ 1º No caso dos professores indígenas e de professores que venham a atuar em escolas indígenas, dada a particularidade das populações com que trabalham e das situações em que atuam, sem excluir o acima explicitado, deverão:



I – promover diálogo entre conhecimentos, valores, modos de vida, orientações filosóficas, políticas e religiosas próprias à cultura do povo indígena junto a quem atuam e os provenientes da sociedade majoritária;



II – atuar como agentes interculturais, com vistas à valorização e o estudo de temas indígenas relevantes.



 



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§ 2º As mesmas determinações se aplicam à formação de professores para escolas de remanescentes de quilombos ou que se caracterizem por receber populações de etnias e culturas específicas.



 



 



Artes na Educação Infantil



Avaliação Educacional



Ciências Educação Infantil



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Recreação e Jogos



Teorias da Educação



Tópicos de Educação



 































Carga Horária das Disciplinas em Sala




2070




Atividades de Pesquisa e Prática em Educação




400




Seminários de Estudos




400




Estágio Supervisionado




300




Atividades Complementares




100




CARGA HORÁRIA TOTAL:




3270




 



 



Arlete Aparecida Germano Grespan



Bernadete Prates Fernandes Basso



Dorival Nogueira Santana



Edilamar Pinotti



Elaine Cristina Viana DA Silva Lopes



Elenice Piccinini Alburguete



Eurides Batella Antoônio



Ilzete Aparecida Jampani



Iranilde Ferreira Miguel



Maria Fátima Carrascoza Ruiz Ribeiro



Ozier Esteves de Souza



Paulo Júnio Kozan



Ricardo de Oliveira Dias



Sandra Maria Pinotti Furini



Suzana Cazula Bernachi


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